04 janeiro 2012

Que venha a lista!

Bom, esse post está um pouco atrasado, mas enfim, acho que ainda servirá para algumas pessoas. 


Para cumprirmos nossas resoluções, é simples: basta não ser nerd nem fada!


Eu adoro começar um ano, mesmo com todos os  "O que eu queria ter feito/o que eu fiz" que isso envolve: pensar em cortar o cabelo e não cortar (tá! Isso, todo mundo sabe que eu fiz.), jurar entrar em um academia e largar em fevereiro, comprometer-se a cumprir a lista de resoluções feitas no final do ano velho, escritas com carinho em um lindo papel e... nem se lembrar onde está a porcaria do papel (afinal, papéis com resoluções de fim de ano invariavelmente se perdem de um jeito misterioso, em meado de janeiro). Bom, mas este ano eu fiz tudo diferente e vou dividir o meu novo método de "Cumpra as resoluções do ano novo", contigo.


Antes de eu falar o método, vou combater esse problema de perder o papel. Como fazer isso?
Basta não usarmos papel para escrever a nossa lista, obviamente. 
Esse ano, fiz a minha no meu moderno e dinâmico note (tsc tsc...) e ainda fiz uma cópia no meu pendrive.
O que isso significa, além de estar entrando super resolvida tecnologicamente em 2012? Que tenho uma grande chance de cumprir as minhas resoluções, já que duvido que o note e o pendrive se percam de um jeito misterioso em meados de janeiro. Assim, se vocês escreveu suas resoluções em um papel, o ideal é passar o que está escrito para o computador.


Bom, agora que tu já tem a tua lista protegida de sumiços e não aguenta a minha enrolação, vamos lá. A chave do meu método é muito simples: não devemos fazer nenhum desejo fada e nem resoluções nerds - apenas resoluções resolucionáveis (poutz!) devem entrar na lista. Muito fácil e óbvio, né?
Mas não é tão fácil assim, pq muitos fazem questão de colocar desejos fada e resoluções nerds na lista e ai acabam não cumprindo nada. E também pode não ser óbvio, mesmo pq nem escrevi o que é a  essa coisa de fada e nerd... O que nos leva ao segundo "vamos lá" deste texto.


"Desejos fada" são aqueles que não dependem de ti, mas de uma força cósmica maior que o seu eu.
E "resoluções nerds" são as muito certinhas (teste rápido para ver se tu tens tendência certinha: se eu te pergunto o que temos à nossa volta, e tu responde "ar", como uma pessoas comum? Ou "Átomos"?.)
Vamos para um exemplo: suponhamos que tu esteja comendo muito chocolate e queria mudar isso.
Desejo fada: "Ai, Este ano podiam inventar um chocolate que não engorde e nem dê espinhas".
Resolução nerd: "Vou substituir todo o chocolate que como por rodelas geladas de cenoura crua, nham".
Sacou? O problema desse lance fada ou nerd é o risco de se frustrar ao longo do ano. Então o melhor é fazer apenas resoluções objetivas, concretas, enfim, resolucionáveis, e cumpri-las sem drama.
Qual a resolução correta para quem anda comendo chocolate demais? Não é desejar um chocolate mágico ou aderir a apetitosas cenouras, e sim comer menos chocolate. 
Simples assim. Ok, ok, pensando bem, não é nada simples e não sei pq eu usei justamente o chocolate como exemplo (estraguei tudo, agora...), mas tu entendeu  o espírito da coisa!


O óbvio nem sempre é tão óbvio quanto se pensa. (Paulo Freire)


Sejam Felizes!!
 bjometwitta @Jumktmartins

2 comentários:

  1. Não vais perder o note, mas vê se não perde o arquivo onde colocaste as resoluções!
    Nada contra cenoura, mas pegou pesado ao escolher logo o chocolate como exemplo!!! Não pensas em largá-lo, né?
    bjs, e um pusta de um 2012!!

    ResponderExcluir
  2. Não não... o arquivo está em um pendrive, tb! \o/
    Poséé... não largarei, mas PRECISO diminuir o Chocs! hehe
    Beijo e que 2012 seja tri bueno!

    ResponderExcluir