29 julho 2011

Pijamas!!

Tu já parou pra pensar sobre a roupa que usa pra dormir?

Minha tia sempre dá presentinhos estranhos. Teve um Natal em que me deu um peso de papéis. Ela me entregou aquela pedra pintada, meio hippie, meio brega e falou, tímida como sempre: "é.. é um peso de papéis... Como tu escreve, sei lá, pensei que... Deve ter muitos papéis né? E, agora, assim, você põe isso em cima e, se bater um vento, eles... Eles, não vão voar, né?"
Não, não vão voar, Tia, muito obrigado!

No último Natal, minha tia não fugiu a regra. Quando abri o embrulho, dei de cara com um pijama. Uma calça comprida e molenga, rosa-clara, e uma blusa de manga curta, tipo "regata".

Achei estranho. Nunca tinha usado pijama. Nem entendo muito qual é a proposta: pra dormir feliz, bastam um shortinho e uma camiseta velha, não?
Não. Num almoço com amigos, resolvi falar mal do presente da minha tia: quase fui vaiada. Não é que todos eram, senão adeptos, pelo menos fervorosos e simpatizantes dos pijamas? Senti até uma certa discriminação pro dormir à paisana.

O Fabi, foi o primeiro a reprimir: "Sempre usei! Não consigo dormir sem, dormir de pijama, é a melhor coisa que existe!", me disse ele, animado, dando incio ao que se transformou num debate sobre o tema: preferências sobre cores e comprimentos e uma série de outros misteriosos detalhes daquele novo e fascinante mundo pijamal.

Minha amiga, Ma foi além.
Disse que não só dormir de pijama, como passava os domingos inteiros com ele no corpo. Só tirava em caso de incêndio.

Há anos era assim e vivia feliz.
Tenho que confessar que não foi fácil imaginar a Ma, que dirigia uma ONG importante, ex-militante politica, a passear pela casa, ostentando bolinhas cor-de-rosa.

Desde então estou tomada por uma estranha paranóia: para todo lado que olho, só penso nas pessoas de pijama. Aparece o Lula na TV, e já o vejo com o seu pijaminha vermelho, de short e manga curta. Iggy pop vem ao Brasil e penso: Como será o pijama punk? Os jogadores da seleção, será que usam um pijama oficial da CBF? E, os homens-bomba, passarão suas derradeiras noites com os pijamas islâmicos? Durante os momentos históricos, as pessoas também usam pijamas!
Cabral, na caravela, dormia como? E os astronautas terão seus pijamas das Nasa, com planetas desenhados?

Assombrada por estes pensamentos, procurei um psicanalista. Depois de algumas sessões, ele disse que era fácil resolver o problema, bastava eu vestir o pijama!
Estou me preparando. Convenhamos é uma mudança radical demais aos 21 anos. Mais ou menos como parar de comer carne ou entrar numa aula de cha-cha-cha.

Mas fazer o quê? Vou tentar. Espero que funcione. E a tia, no próximo Natal, que me dê um presente mais simples. Um novo peso de papéis, por exemplo.


Sejam Felizes!!

bjoometwitta @Jumktmartins

3 comentários:

  1. A essas alturas, em que escreves mais no computador (e cada vez melhor), pitoresco seria a tia dar ainda um peso de papel... Mas caso ainda precises de um, dobra bem o pijama e põe em cima dos tais papéis, já que vais continuar com o shortinho e a camiseta velha mesmo!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Rafa, é verdade... Mas, já estou acostumando com os pijamas! Tsc tsc...
    AMO os teus comentários, estava com saudades!
    Beijãoo mais novo papi! ;)

    ResponderExcluir
  3. quêisso, bondade tua!!!!
    saudade também!
    bjs

    ResponderExcluir