22 novembro 2011

Pensando além da conta

Tu pensa, pensa e  não consegue resolver um problema? Para de pensar!



Já deve ter acontecido contigo: preocupada com o problema X, tu passou por um período Y da tua vida pensando sobre ele até a exaustão. Você acordava pensando nele, tomava banho pensando nele, 
conversava com várias pessoas sobre ele, se possível, lia sobre ele (não, não to falando do teu tcc, 
mas também pode ser se tu quiser!), traçava novas e dinâmicas conclusões na sua cabecinha baseando-se 
no que ouviu e leu e etc... Afinal, uma parte considerável das pessoas acha que a melhor forma de se resolver algo, é pensar muito nisso. 
Matutar, remoer, traçar conclusões, voltar ao raciocínio inicial e pensar, pensar, pensar.


Bom, se tu já passou por isso, deve ter chegado a conclusão de que pensar muito cobre qualquer coisa canda e adianta muito, porque as questões cotidianas da vida se resolvem no plano real e não no plano mental ( a não ser que tu esteja desenvolvendo uma teoria sobre física quântica ou escrevendo 
uma mono sobre a sociedade pós-revolução industrial - que poderia se meu caso, 
eu cursei história - e tenho que pensar o dia todo nisso, claro). 
Ou seja, é óbvio que para resolver um drama complexo é natural e necessário que tu pense, 
afinal tu não é uma planta, mas pensar além da conta é que é o X da questão.

(Antes de continuar, queria só colocar uma citação para o meu texto ficar mais chique e embasado, ok? 
A frase é de Einstein: "Penso 99 vezes e nada descubro. 
Deixo de pensar, mergulho no silêncio e a verdade me é revelada". Pronto, agora posso continuar.)

Aí tu me pergunta: Ok, legal, mas como faço para não pensar um pouco? Bom, comece fugindo 
de estratégias do tipo: "Meu Deus, tenho que parar de pensar nesse problema. 
Posso pensar em qualquer coisa a partir de agora, menos nisso". 
Afinal, esse técnica só serve pra tu continuar pensando na porra do problema. 
Melhor mesmo é pensar em outra coisa, tipo um filme que tu viu, uma viagem que tu quer fazer 
e por que não... fazer contas (pra mim foi o precipício isso, tenho tantas contas até hoje,
que fiz com essa tática, mas enfim, não estamos falando de mim...).

Ah! Era fazer contas de matemática quando me disseram, mas dai eu entendi contas, 
de fazer contas comprando e gastando além da conta tb... tsc tsc... 
Mas, tu pode contar (matematicamente) qualquer coisa, sabe? 
Contas seus passos, contar os tijolos na parede, contar as pessoas na rua. 
Depois que cansar, fazer uns cálculos mais interessantes do tipo a média dos seus passos 
por quadra ou multiplicar om número de cabeças de pessoas de cabelos compridos pelo de pessoas de cabelos curtos.

Sim, é um método estranho, mas servirá pra ti parar de pensar um pouco, eu garanto. 
Ainda mais se tu for ruim para fazer contas, como eu e tiver que se concentrar muito para se sair bem 
nessa atividade. E, se tu não gostou da minha ideia, inventa a tua. Mas tente parar de pensar além da conta. 
Se tem um problema, pense um tanto razoável e tente resolvê-lo, em vez de ficar presa nos pensamentos
(só vale isso nos pensamentosdajumartins.blogspot.com) por dias, meses, anos.

Quem sabe a verdade lhe seja revelada. 
Foi Einstein quem disse, e a ele foi revelada a teoria da relatividade!
(Tudo bem que ele estudava e pesquisava o dia inteiro, mas tu entendeu, né?!).

Dica sobre os assunto: Livro "Nadismo - Uma Revolução Sem Fazer Nada" do Marcelo Boher


Sejam Felizes!! @Jumktmartins

Um comentário: